Bem-vindos ao INFANTINHO, o blog dos alunos do 1.º ciclo do Colégio Infante Dom Henrique (Madeira).
Aqui podemos estudar, brincar e partilhar algumas das nossas actividades escolares.

História do Colégio

O Colégio Infante D. Henrique foi fundado em 1957 na então Quinta Favilla - Avenida do Infante, no Funchal - donde lhe veio o nome. O seu objectivo era prestar à população madeirense um serviço de educação escolar inspirado e orientado pelos princípios da Escola Católica.
Atento às necessidades do momento, o Colégio Infante começou por dar prioridade às famílias do campo e dos emigrantes, funcionando fundamentalmente como Internato Masculino. O número de alunos bem depressa cresceu e a Entidade Titular, a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, procurou nova sede no Grande Hotel Belmonte, na freguesia do Monte em 1958.
A 30 de Julho de 1961 foi concedido o Alvará com o nº 1635.
Em 1970 foi introduzido o regime de coeducação (masculino e feminino) que, inicialmente limitado às Primárias e ao Preparatório, acabou por se estender ao Unificado.
Com o alargamento da escolaridade obrigatória, o Colégio encerrou o Internato, em 1974, passando a funcionar nas modalidades de Externato e Semi-internato. Em força desta última, continuava a prestar os serviços de assistência a recreios e salas de estudo, refeições e transportes próprios.
Desde 1978 que o Colégio detém o paralelismo pedagógico e goza do título de utilidade pública (Decreto Regional nº 27/78/M, de 3 de Julho de 1979).
A opção por um Contrato de Associação, feito em 1981, entre o Governo Regional da Madeira e o Colégio Infante, vinculou este último à zona escolar do Monte.
Assumindo a irreversibilidade desta evolução, o Colégio Infante D. Henrique quer, contudo, permanecer como Escola Católica com exigências e características próprias que o distinguem dos outros Estabelecimentos de Ensino.
Em 1995, o Plenário do Governo Regional, por proposta da DRAC (Direcção Regional de Assuntos Culturais), declarou o Edifício Antigo do Colégio Infante D. Henrique como bem do Património Cultural edificado na Região Autónoma da Madeira.
No ano lectivo de 2000/2001 a Entidade Titular optou por um novo modelo de gestão em que na Direcção do Colégio são integrados dois professores com as funções de Directores Pedagógicos.
O Colégio Infante D. Henrique reconhece tudo quanto o Governo Regional da Madeira, através da sua Secretaria Regional da Educação, fez e faz por ele e continua atento aos desafios do futuro.
No intuito de melhor servir, a partir do ano lectivo de 2003/2004, optou pelo Regime de Escola a Tempo Inteiro para o 1.º ciclo, incluindo assim actividades curriculares, de enriquecimento e ocupação de tempos livres.
A partir do ano lectivo 2006/2007 iniciou o pré-escolar.

Sem comentários: