Bem-vindos ao INFANTINHO, o blog dos alunos do 1.º ciclo do Colégio Infante Dom Henrique (Madeira).
Aqui podemos estudar, brincar e partilhar algumas das nossas actividades escolares.

Educação Literária - 1.º B

No dia 23 de maio ouvimos a nossa professora ler a terceira história do livro “Dez Dedos Dez segredos” intitulada: “Conta o dedo maior, pai-de-todos, da mão esquerda” de Maria Alberta Menéres
Depois realizámos o reconto da história, escrevendo e ilustrando as partes principais, dando origem a um livro para a biblioteca da nossa sala de aula.
A capa do livro foi realizada pelo Rodrigo e as restantes foram escritas e ilustradas a pares.
Aqui está o trabalho final. Esperemos que gostem!























“Conta o dedo maior, pai de todos, da mão esquerda”
Maria Alberta Menéres

Aprendizagem partilhada

- E tu? Sentes medo?
- Gostaste da história? O que aprendeste?

Tenho medo do escuro. E também das medusas que dão choques e podemos ir para o hospital.
Gostei da história. Gostei muito quando a borboleta escreveu os versos. Aprendi que não podemos fugir sem ter um motivo. Temos que ter coragem para enfrentar os medos. (Diana)


Tenho medo de me aproximar dos cães quando estão a comer. Tenho medo das medusas, das ondas do mar, de estar sozinho dentro de uma piscina e tenho medo dos ladrões, apesar de nunca os ter visto, mas qualquer dia posso ver.
Gostei de toda a história. Aprendi que antes de fugirmos, temos que descobrir o que são os barulhos que nos assustam. (Augusto)


Eu tenho medo dos meus pesadelos, das aranhas, das baratas e dos ladrões que possam entrar na minha casa.
Gostei da história. Aprendi que o dedo do meio é o maior de todos. E aprendi que todos nós temos medo de alguma coisa. (Iara)





Tenho medo de cair, de pesadelos e de ladrões.
Gostei desta história. Aprendi que não devemos fugir sem saber o que é. Apesar do gigante ser grande, também sentiu medo. Não só são os pequeninos que sentem medo, os grandes também sentem. (Sandra Francisca)


Eu tenho medo quando vejo o meu mano a transpirar e a cabeça dele parece que abre.
Gostei da história. Aprendi que primeiro temos de ver quem é, ou o que é. Não são só os pequeninos que têm medo. (Ana Luísa)


Tenho medo do escuro, dos cães, das baratas, das aranhas e dos ratos.
Gostei da história. Aprendi que os pequeninos e os gigantes têm medo. (Pedro)


Eu tenho medo de assassinos, de morrer e do escuro.
Gostei da história. Aprendi que se nós estamos escondidos com medo, antes de fugirmos, temos de ir ver o que é, porque assim não sabemos se temos medo ou não. (Rodrigo)


Eu tenho medo dos ladrões que entraram dentro do carro da minha mãe e também tenho medo que eles possam entrar na minha casa e na casa da minha avó.
Gostei da história e a parte que gostei mais foi quando o rapaz pequenino saiu da couve. Aprendi que não podemos andar de um lado para o outro, sem saber o que se passa. (Inês)


Eu tenho medo de ladrões, dos pesadelos e de zombies.
Gostei da história. Aprendi que todas as pessoas sentem medo, sejam grandes ou pequenas. (Simão)

Eu tenho medo do escuro, dos ladrões e não gosto quando tenho pesadelos e falo quando estou a dormir. Também tenho medo de medusas.
Gostei da história. Aprendi que quando saímos temos que dizer aos pais, aos avós ou a quem está connosco. A parte que eu gostei mais foi quando o gigante estava a espirrar e o rapaz pequenino se assustou. (Sara)


Eu tenho medo quando o Ulisses põe filmes de terror. Também sinto medo, quando os cães se aproximam da porta de casa que está aberta e podem matar os meus gatos. Às vezes tenho medo de quando ando de bicicleta e está vento, tenho medo de cair.
Gostei da história. Aprendi que não podemos fugir sem sabermos o que estamos a ouvir. (Luísa)


Tenho medo quando os meus cães ladram à noite, penso que são ladrões.
Gostei da história e aprendi que quando temos medo de uma coisa temos de ir lá ver o que é para ver se é algum amigo. (Diogo)


Tenho medo que um ladrão me apanhe. E também tenho medo do escuro.
Gostei da história. Aprendi que muitas vezes sentimos medo sem explicação.
(João Guilherme)


Tenho medo que os ladrões entrem na minha casa.
Gostei da história. Aprendi que às vezes sentimos medo e não sabemos do quê. (Guilherme)


Tenho medo de aranhas gigantes.
Gostei da história. Aprendi que não devemos fugir sem saber do quê e não esconder-se. (João Francisco)

Sem comentários: