Bem-vindos ao INFANTINHO, o blog dos alunos do 1.º ciclo do Colégio Infante Dom Henrique (Madeira).
Aqui podemos estudar, brincar e partilhar algumas das nossas actividades escolares.

“Caixa Multibanco” - 1.º B


No dia 13 de março, os alunos do 1ºB realizaram a atividade “Caixa Multibanco”.
Foram proporcionadas aos alunos experiências de aprendizagem que permitiram desenvolver o sentido de número e a descoberta de diferentes estratégias de contagem.
Formaram-se grupos de 3 elementos e distribuídos, por cada grupo, um recipiente com feijões (“Caixa Multibanco”), um dado e uma tabela para cada elemento do grupo (tabela “Jogo do Banqueiro” com 9 jogadas). Utilizei esta tabela, uma vez que os alunos já consolidaram muitas vezes a dezena, com outras atividades, e como tal considerei que deveria aumentar o grau de dificuldade e verificar se eram capazes de realizar mais grupos de 10 e organizá-los depois na espátula. Cada aluno escreveu o nome na sua tabela. Os alunos demonstraram muita curiosidade em relação às caixas e feijões expostos.
Comecei por explicar aos alunos o que era a “Caixa Multibanco”, bem como a sua função. Propus-lhes que imaginassem que os feijões era mesmo dinheiro real, e como tal, deveriam ter cuidado para não o perderem, nem deixarem ninguém mexer no seu dinheiro. E finalmente, antes de começarem a jogar, expliquei bem as regras do jogo, exemplificando num dos grupos e registando numa tabela no quadro para todos.
Seguidamente cada aluno lançou o dado à vez, e o aluno mediador do grupo, com função de “Banqueiro” ia ao “Multibanco” buscar o “dinheiro” (feijões) correspondente ao número de pintas do dado do colega. Cada aluno registava na sua tabela o valor obtido.
Ao longo do jogo, no sentido de promover a comunicação, coloquei-lhes questões às quais os alunos foram respondendo e eu fui registando.
Quando terminaram a última jogada, questionei os alunos como poderiam agrupar o seu dinheiro (feijões) de modo a facilitar a sua contagem, descobrindo assim, agrupamentos de diferentes quantidades. Os alunos formaram grupos de dez feijões.
Solicitei a cada aluno que organizasse, colando o grupo de dez feijões numa espátula. Fomentei o diálogo no sentido de os alunos compreenderem o conceito de “dezena”.
Na exploração da “dezena” os alunos registaram o seu trabalho, desenhando a dezena de feijões e escrevendo a palavra “dezena”. Nesta fase questionei-os sobre o número de dezenas obtido e o número de feijões soltos e fui registando
Questionei os alunos sobre o número total de dezenas que cada aluno conseguiu e o número total de dezenas de cada grupo.
No final, e como habitualmente, os alunos partilharam a sua experiência de aprendizagem, sendo esta registada pela professora.
Considero que os alunos, para além de terem consolidado mais uma vez a dezena, realizando agrupamentos de 10 feijões, sendo um número maior de jogadas (9) já conseguiram compreender, como obter duas, três e mais dezenas, pois no final do jogo, cada aluno foi “obrigado” a agrupar dez feijões, logo a visualizar mais que uma dezena. E esta experiência de aprendizagem comprova que podemos aumentar o grau de curiosidade exigência, a partir do entusiasmo e empenho que os nossos alunos demonstram.




- Quem tem mais dinheiro?
Eu e a Francisca. Eu tenho 32 unidades, dezenas são três. (Rodrigo grupo 1)
Sou eu. Tenho 47 que são 4 dezenas e sete unidades. (Guilherme M. grupo2)
Foi o Simão. Trinta e seis. São 3 dezenas e 6 unidades. (Diana, grupo 4)


- E quem tem menos dinheiro (feijões)?
O Pedro tem menos, 27 são duas dezenas. (Rodrigo, grupo 1)
Sou eu. Tenho 27, duas dezenas e sete unidades. (Iara, grupo 2)
Fui eu. Eu tive vinte e quatro unidades, que são duas dezenas e quatro unidades. (Diana, grupo 4).


- Existem meninos com igual quantidade de dinheiro (feijões)?
Não. Temos todos números diferentes. Eu tenho 34, o Simão 36 e a Diana 24. (Sara, grupo 4)
Eu e a Francisca temos a mesma quantidade de dinheiro, 32, três dezenas e duas unidades. (Rodrigo, grupo 1)
Não. (Luísa, grupo 2)


- Qual é a menor quantidade que podem obter ao lançar o dado? E qual é a maior?
O um. (Francisca, grupo 1)
O maior é o 6. (Pedro, grupo 1)




- Que dinheiro (feijões) deve receber o Pedro para ficar com a mesma quantidade de dinheiro (feijões) que o Rodrigo?
O Pedro tinha que receber mais 5 feijões para ficar com a mesma quantidade que eu e a Francisca, que temos 32. (Rodrigo, grupo 1)


- Quantas dezenas têm todos os meninos do grupo da Diana?
Ui, são muitas! Oito pauzinhos, “uuummm” oito dezenas. (Diana)


Aprendizagem partilhada
Eu gostei. Nós jogámos com feijões. Aprendi a unidade e a dezena. Aprendi também que cada pauzinho é uma dezena. Quem tinha mais pauzinhos completos, tinha mais dinheiro. (Rodrigo)
Eu gostei da parte em que nós jogámos e também aquela parte que marcámos os números na tabela. Aprendi que a dezena são dez feijões, dez unidades, e uma unidade é só um feijão. (Francisca)
Gostei da parte que fizemos as dezenas nos pauzinhos. Aprendi as dezenas. Uma dezena são dez feijões e uma unidade é um feijão. Para termos mais que uma dezena, se for para ter duas, temos de ter mais dez feijões num pauzinho. (Augusto)
Eu gostei mais da parte que lançámos os dados e da parte em que colámos os feijões que são as unidades e formámos dezenas. (Ana Luísa)
Eu gostei da parte que nós lançámos o dado e também gostei muito da parte que nós colámos os feijões. Uma unidade é um feijão e dez feijões é uma dezena. (Inês)
Eu gostei mais da parte em que nós lançámos o dado e tirámos feijões. Eu já sabia que uma dezena são dez unidades, neste jogo são dez feijões e que uma unidade é um feijão. Gostei de fazer mais grupinhos de dez feijões para ver mais dezenas. (Diana)
Eu gostei muito da atividade. Gostei mais da parte que lançámos o dado e o Banqueiro nos dava feijões. Aprendi que uma dezena é igual a 10 feijões. (Sara)
Eu gostei mais quando o Banqueiro dava os feijões e também quando lançava o dado. Aprendi que 10 feijões é igual a uma dezena. (João Guilherme)
Eu gostei mais da parte em que eu lancei o dado e eu aprendi que uma dezena são dez unidades e que para ter mais dezenas, como o número 20, é preciso ter mais um conjunto completo de dez feijões. (Iara)
Eu gostei muito do jogo. Aprendi que uma dezena é igual a dez feijões, duas dezenas são vinte. Quem tinha mais pauzinhos com dez feijões tinha mais dinheiro, mais dezenas. (Pedro).
Eu gostei mais da parte que eu lancei o dado e eu também gostei quando tirei os feijões da Caixa Multibanco. Gostei muito de fazer conjuntos com dez feijões para depois colar no pauzinho e construir a dezena. Aprendi que uma dezena são dez unidades, duas dezenas são vinte, três dezenas são trinta. (Luísa)
Eu gostei da atividade. Gostei mais da parte em que colámos os feijões para formar dezenas. (Simão)
Eu gostei mais da parte do dado e de colar os feijões para as barrinhas da dezena. Aprendi que uma dezena são dez unidades. (Guilherme)
Eu gostei mais da parte que acabámos as jogadas e tive que contar dez feijões para poder colar em cada pauzinho. Tenho quatro pauzinhos completos que são quatro dezenas. Aprendi o que é uma dezena. (João francisco)

Sem comentários: