Bem-vindos ao INFANTINHO, o blog dos alunos do 1.º ciclo do Colégio Infante Dom Henrique (Madeira).
Aqui podemos estudar, brincar e partilhar algumas das nossas actividades escolares.

Era uma vez um rei...

O Centro Virtual Camões é um espaço do Instituto Camões Portugal que pretende apoiar o ensino e a aprendizagem do Português (falar, ouvir, ler e escrever), bem como divulgar a Língua e a Cultura Portuguesa através de exposições virtuais, documentos e outros recursos.

Recentemente foi disponibilizado um sítio denominado "Biblioteca Digital Camões" que representa um repositório de textos e documentos de grande importância cultural e linguística portuguesa que vale a pena consultar.

Por agora, estão disponibilizados cerca de 1200 documentos gratuitos, distribuídos por algumas das seguintes categorias: Arte, Arquitectura, Educação, Cinema, História, Literatura, Música, Língua, entre outras.

***
Encontra-se disponível para os mais novos uma versão digital da colecção original do Jornal Expresso intitulada: “Era uma vez um Rei…”, permitindo que os seus utilizadores aprendam de uma forma lúdica, a História de Portugal.

Este recurso educativo apresenta 12 histórias:

1. D. Afonso Henriques – O Conquistador;
2. D. Dinis – O Rei Poeta;
3. D. Pedro I – O Justiceiro;
4. D. João I – O de Boa Memória;
5. D. João II – O príncipe Perfeito;
6. D. Manuel I – O Venturoso;
7. D. Sebastião – O Desejado;
8. D. João IV – O Restaurador;
9. D. José – O Reformador;
10. D. Pedro IV – O Rei Soldado;
11. D. Maria II – A Educadora;
12. D. Carlos I – O Diplomata.


As histórias dos Reis de Portugal são apresentadas como se tratassem de contos, sempre de uma forma ilustrativa, através de imagens e sons. Outra particularidade interessante destas ferramentas educativas centra-se no facto destas histórias serem apresentadas como se estivéssemos a folhear um livro.

Acede à colecção “Era uma vez um Rei…”
clicando na imagem:

Sem comentários: